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Quais os principais conceitos do Marketing Digital e por que eles são importantes para o seu negócio

Marketing Digital nada mais é que um conjunto de estratégias e conceitos utilizados para a sua marca ser reconhecida no mercado. Elas são aplicadas para a divulgação de seus produtos e serviços, além de criar uma conexão com seus clientes por meio de canais na internet. Os principais meios utilizados são as redes sociais, e-mail marketing, sites, landing pages, anúncios, entre outros.


No entanto, para começar uma estratégia de marketing digital na sua empresa, não basta só fazer uma conta no Instagram ou mandar e-mails em massa. É preciso conhecer os principais conceitos e ferramentas do marketing para entender o que realmente vai dar certo para alavancar a sua empresa.


Nós separamo os principais conceitos-chave para te ajudar a entender ainda mais o Marketing Digital. Confira:

1. Persona


Diferente do público-alvo que abrange uma porcentagem mais genérica de pessoas, a persona é um perfil de uma pessoa imaginária, baseado em pessoas reais e representa o consumidor ideal do seu produto. Ela tem nome, idade, profissão, hobbies, você sabe as princiapis dores e objetivos dela.


A criação de uma persona é fundamental para a criação de uma estratégia de Marketing Digital. É a partir dos seus problemas que são criados os conteúdos e soluções, e enviados para as pessoas certas, o que aumentam as chances de sucesso.

2. Leads


Leads são pessoas que demonstram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa. Ou seja, são os potenciais clientes da sua marca. A captação de leads pode acontecer de diversas formas, como por exemplo:


    •    Landing Pages: é a página que o usuário cai quando clica em algum link de divulgação. Ela é focado na conversão do visitante em lead;
    •    Oferta: a oferta oferece uma recompensa ao usuário após preencher o formulário com seus dados, geralmente são cupons de desconto, e-books de conteúdos, entre outros;
    •    Formulário: é uma ferramenta de captura de contatos, como e-mail, telefone, endereço, que está localizado no seu site ou redes sociais.


Os dados captados também podem te ajudar a identificar o perfil das pessoas que mais se cadastram, e a partir daí, construir a persona da sua empresa.

3. Funil de Vendas


Funil de vendas é a denominação da jornada que o consumidor faz até o momento da compra. O objetivo de se construir um funil é manter o ciclo de vendas de forma fluída e eficaz, para que a empresa tenha resultados mais consistentes e positivos.


O Funil de Vendas é dividido em três etapas principais:


    •    Topo de Funil: nessa etapa os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido. Dessa forma, você pode oferecer conteúdos e materiais para “educar” os usuários, após a captação de dados, já captando seus leads.
    •    Meio de Funil: os leads já reconhecem seus problemas e querem uma solução, por isso sua função é ajudar eles com dicas, técnicas de como resolver, amadureça a ideia do seu lead para avançar de etapa no funil.
    •    Fundo de Funil: é a etapa da consideração da compra. Aqui você já se mostrou uma referência no assunto e pode apresentar o seu produto ou serviço, para finalizar a compra.

4. SEO

Search Engine Optimization, ou otimização de sites, é um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar a sua página na internet, que permite que o seu site seja encontrado pelos buscadores, como o Google. As técnicas como uso de palavras-chave, título explicativo, uso de itens ou subtítulos, tornam o seu conteúdo mais agradável, gerando mais tráfego de maneira orgânica.

5. CTA


Call to Action, ou Chamada para Ação, é muito comum em sites, e-mails, anúncios, e indicam ao usuário o que deve ser feito. Geralmente o CTA é um link ou um botão que é localizado no final dos conteúdos, para que o usuário explore mais do serviço ou produto oferecido.


Nas CTA’s são muito usados termos no imperativo, como “acesse”, “clique”, “confira”, para que o usuário seja induzido a ação.

Agora que você já conhece um pouco mais do Marketing Digital, já está na hora de implementar na sua empresa. Vamos começar? Fale com a gente!

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