
O que é plágio?
A maioria dos redatores, escritores, compositores e até estudantes têm grande preocupação em cometer plágio, principalmente em trabalhos escritos.
No entanto, você pode ter a seguinte dúvida: o que é plágio? Plágio é copiar de forma parcial, integral ou até conceitual de um trabalho escrito por outra pessoa. Nesse sentido, não são dados os devidos créditos ao autor original da obra.
Além disso, o plágio é o descumprimento do direito autoral de uma pessoa. Ele é considerado crime em nosso país e está sujeito a penalidades.
Para entender o que é plágio, é preciso compreender que o crime não afeta apenas obras escritas. O plágio também pode ser cometido no meio musical, na fotografia e até em trabalhos acadêmicos. Existem três diferentes tipos de plágio.
- O que é plágio integral?
O plágio integral é a cópia total de uma obra sem dar os créditos ao autor original. Pode ser o caso de um artigo da internet copiado totalmente e postado em outro blog ou site. Também ocorre muito no meio da produção textual em casos de descrição de produtos, em que o texto descritivo é totalmente copiado.
- O que é plágio parcial?
O plágio parcial é realizado quando parte de um texto é copiado por outra pessoa sem dar os devidos créditos ao autor original. Pode ocorrer na escrita de um artigo em que é copiado apenas um trecho do material original.
- O que é plágio conceitual ou intelectual?
O plágio conceitual ou intelectual é o uso de ideias ou conceito de uma obra. Pode ocorrer no caso de uma agência mal-intencionada ao contratar um redator, pedir por pautas de artigos e demiti-lo logo em seguida, utilizando as ideias iniciais do profissional.
No entanto, saiba que plágio é crime. Ele tem penalidades definidas pela Lei dos Direitos Autorais, como detenção de 3 meses a 1 ano ou multa.
Como não cometer plágio em uma produção textual?
Não fique preocupado, porque há algumas práticas que você pode seguir para não cometer plágio em um trabalho acadêmico, em um artigo para internet ou mesmo na descrição de produtos para internet. Descubra algumas dicas para não cometer plágio textual.
1. Utilize uma ferramenta de detecção de plágio
Primeiro, você precisa descobrir se existe algum índice de plágio em seu texto. Para isso, utilize uma ferramenta como o CopySpider. Essa é uma ferramenta totalmente gratuita em que você pode upar seu texto em formato de Word.
Depois, basta clicar no botão “Iniciar”. Depois de alguns minutos, o CopySpider emitirá um relatório com os seguintes dados: índice de plágio (o máximo tolerado é até 3%), produções textuais na internet que foram supostamente plagiadas e os trechos iguais.
Dessa forma, se o índice de plágio for menor que 3%, não há com o que ter preocupações. No caso de o índice ser maior, basta reescrever manualmente os parágrafos iguais.
Você pode fazer isso manualmente, seguindo o relatório emitido pelo CopySpider, ou usando outra ferramenta de reescrita de textos.
2. Use uma ferramenta de reescrita de textos
Existem muitas ferramentas de reescrita de textos no mercado. Algumas desvantagens é que a maioria está em inglês e tem muitos anúncios, dificultando seu uso.
Uma alternativa eficaz é o reescrevertexto.app. Essa plataforma é brasileira, sem anúncios e dá para utilizá-la gratuitamente. A versão paga oferece a reescrita de textos ilimitados.
Basta pegar o relatório emitido pelo CopySpider e verificar quais trechos precisam ser alterados. Não é recomendado utilizar o ReescreverTexto para mudar um texto tão grande de uma vez, o ideal é ir mudando alguns poucos parágrafos.
Você terá que colar o parágrafo em um campo em branco no Programa Reescrever. Depois, clique no botão “Reescrever”. Seu texto será totalmente modificado, ficando livre do plágio.
Também é possível modificar algumas palavras por sinônimos delas. As palavras ficarão em negrito e isso deve ser feito de modo manual. Para finalizar, basta recortar e colar o parágrafo novamente em seu programa de edição de textos, como o Word.
Faça isso com todos os parágrafos necessários. Vale também revisar todo o conteúdo final.
Por último, passe novamente o documento pelo CopySpider. Dessa maneira, você terá certeza de que o índice de plágio caiu ou foi eliminado. Ou seja, seu texto é de sua autoria, único, coerente e de qualidade.