
Entenda o que é e como funciona o Marketing de afiliados
Para promover seus produtos e serviços, as empresas usam variadas estratégias de marketing digital. Entre estas estratégias, o marketing de afiliados ocupa um lugar importante.
Além de ser algo bom para empresas, o marketing de afiliados constitui-se uma fonte de renda para os profissionais que atuam neste mercado.
É um trabalho pouco conhecido, mas que cresce e ganha adeptos a cada ano.
Neste artigo, vamos compreender o que é e como funciona o Marketing de afiliados.
O que é o Marketing de afiliados
Composto da realização de vendas e o consequente ganho de comissões, o marketing de afiliados é um modelo de trabalho online onde pessoas se tornam vendedores digitais.
Ou seja, trata-se de um trabalho em que você promove um produto e tenta vendê-lo aos potenciais clientes.
Sempre que um cliente realiza a compra de um destes produtos que você estiver promovendo, você ganha uma comissão que pode variar a depender da empresa e também do produto promovido.
As estratégias que podem ser utilizadas na abordagem dos potenciais clientes são muitas e desde o afiliado iniciante ao avançado, manter-se atualizado sobre o que há de novo no mercado por alavancar ainda mais os resultados.
Quem são os atores do marketing de afiliados?
O marketing de afiliados pode facilmente ser representado por uma tríade, ou seja, é basicamente composto de três elementos, são eles:
- A plataforma
- O afiliado
- O cliente
Eu poderia ter colocado no lugar do primeiro elemento “Anunciante” ou “Empresa”, mas me reservei à colocar tão somente a palavra “Platafroma”.
Isso porque, antigamente, ao se falar em trabalhar como afiliado, o que tinha disponível no mercado eram basicamente algumas plataformas de infoprodutos.
Hore porém o negócio se diversificou e grandes ecommerces entraram neste nicho fornecendo produtos e captando pessoas para vender seus produtos como afiliados.
Podemos citar com alguns dos muitos exemplos o programa de associados da Amazon, o programa de afiliados da Shopee e o programa de afiliados da SHEIN.
Três grandes players que abriram suas lojas para que mais pessoas pudessem atuar na venda de seus produtos.
Nos proximos tópicos vamos nos aprofundar mais sobre o papel de cada um destes personagens no marketing de afiliados.
A plataforma
Lembre-se de que a plataforma de afiliados aqui é um termo utilizado genericamente e refere-se tanto à plataformas já consolidadas no Mercado como Hotmart, Eduzz e Monetizze.
Mas também refere-se à quaisquer grandes, médias e pequenas empresas que por ventura tenham entrado neste mercado como Amazon, Americanas, AliExpress e tantas outras.
Como vimos no tópico anterior, esta plataforma disponibiliza os produtos para para que pessoas interessadas se afiliem para promovê-los, pagando comissões a estes afiliados por cada venda realizada.
O Afiliado
O afiliado é a pessoa que realiza o cadastro nestas plataformas, se afilia a estes produtos e os promove na internet para potenciais clientes.
Apromoção e venda destes produtos é feita através de links e estes links são personalizados para cada afiliado, ou seja, seu link possui uma marcação única, assim a empresa sempre saberá que as vendas que você realizou são realmente suas.
Estes afiliado promove estes produtos utilizando-se das mais diferentes estratégias que não desde a utilização de fan pages ou blogs até a promoção de campanhas de anúncios por meio do tráfego pago.
O cliente
O cliente é qualquer pessoa que, deparando-se com o artigo, criativo de anúncio pago ou quaisquer outras apressentações de determinado produto na internet promovido por algum afiliado, realize a compra deste produto.
Entenda como o marketing de afiliados funciona
O marketing de afiliados funciona de uma forma bastante simples, basicamente através de uma ação conjunta entre o afiliado e a plataforma.
Nesta ação conjunta, o afiliado tem como objetivo promover este produto, ou seja, apresentá-lo ao maior número de pessoas possível, mas não quaisquer pessoas, mas tão somente àquelas que se caracterizam como potenciais compradoras deste produto.
Promovendo o produto para estas pessoas pessoas, o afiliado garante os ganhos da plataforma intermediadora ou aumenta a base de clientes da empresa conforme o caso.
Assim, quanto mais vendas são realizadas, mais a plataforma intermediadora ganha e mais a empresa aumenta sua receita.
No final, todos saem ganhado nesta relação de negócios, o afiliado ganah uma comissão sobre acada venda realizada.
Para estimular o empenho e, consequentemente o número de vendas realizadas, muitas empresas criam inclusive programas baseados em níveis.
Nestes programas de níveis, as comissões dos afiliados cadastrados aumentam a medida em que estes profissionais atingem quantidades pré-determinadas de vendas.
Formas de remuneração dos afiliados
A forma de remuneração de um afiliado não depende dele, mas sim da plataforma, produtor ou empresa à qual ele está vinculado.
São basicamente três tipos principais:
- CPC – custo por clique;
- CPL – custo por lead;
- CPA – custo por aquisição.
CPC – custo por clique
O custo por clique é o mais popular e difundido entre os programas de afiliado baseado em anúncios de leilão.
Trata-se de uma comissão recebida por cada clique contabilizado, refiro-me aos cliques de pessoas interessadas no produto promovido e que as levaram diretamente à página do produto ou anunciante.
CPA – custo por aquisição
Conhecido também como programa baseado em comissão, este é de o método de remuneração mais utilizado por produtores e ecommercers.
Neste tipo de remuneração o afiliado recebe uma comissão por cada venda que realizar, esta comissão por ser dividida em duas partes:
- Remuneração única: é a comissão recebida por cada venda única de determinado produto, tendo um vlor fixo estabelecido.
- Remuneração recorrente: é a comissão recebida por uma assinatura, neste caso a comissão é recebida a cada renovação desta assinatura nos termos do contrato de afiliação.
A remuneração única é mais vantajosa para o promotor, plataforma ou emprega, uma vez que os valores repassados aos afiliados são menores.
Já a remuneração recorrente é bem mais vantajosa para o afiliado uma vez que seus ganhos crescem exponencialmente com o tempo a medida em que ele capta mais e mais anunciantes de um determinadoproduto e estes anunciantes permanecem ativos.
CPL – custo por lead
Este tipo remuneratório é mais difundido em setores em que as vendas não são muito regulares.
O CPL é paga de um modo geral por cada formulário preechido, ou seja, por cada contato que que consegue para que a empresa possa tentar realizar uma venda direta em um momento posterior.
Cada formulário devidamente concluído torna-se um lead, que nada mais é do que um contato devidamente qualificado.
Aqueles cadastros não concluídos ou que estam imcompletos e em desconformidade com os regulamentos da empresa, não são contados como leads, não dando direito à remuneração.
Como posso me tornar um afiliado?
É importante ressaltar que você não é preciso ter nenhum diploma ou qualificação específica para trabalhar como um afiliado.
Mas é preciso conhecer quais são as ferramentas e estratégias que compõem o mercado e montar a estrutura que mais se adeque seu tempo e perfil.
Você pode começar no marketing de afiliados de diferentes formas, algumas ideias que podem te ajudar no inicio da sua jornada são:
- Primeiramente estude até que você esteja pronto para praticar;
- Estude SEO – Search engine optimization;
- Estude SEM – Search engine marketing;
- Utilize um blog para promover seus produtos;
- Considere utilizar tráfego vindo do Facebook de diferentes maneiras;
- Considere ter um canal no YouTube;
- Considere ter um canal no Telegram.
Considere o blog como sendo a principal ferramenta para se trabalhar como um afiliado.
O blog na verdade não é uma ferramenta, ele é um conjunto de ferramentas, com ele você pode implementar táticas de SEO, SEM, ação conjunta de trafego vindo de redes sociais para artigos com o conteúdo trabalhado no modelo AIDA e copywriting.
Conclusão
Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender o que é o Marketing de afiliados e ter um norte para comercar seus estudos, afim de se tornar um exímio profissional neste mercado.