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Conheça os tipos de comunicação existentes dentro de uma empresa

Todos os tipos de comunicação desenvolvidas em uma empresas ou em uma entidade podem ser chamadas de comunicação organizacional.

Essas comunicações visam melhorar a imagem, os resultados e ganhos junto de cada um dos colaboradores, fornecedores, clientes e todos que se relacionam com a marca.

A comunicação organizacional se divide em duas áreas importantes para empresas de terceirização de mão de obra ou qualquer outro segmento, que são relações públicas e marketing.

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre os tipos de comunicação, o artigo a seguir explicará a definição de cada uma e mostrará os benefícios dessa organização dentro de uma instituição. 

Comunicações organizacionais

As relações públicas são sobre as comunicações institucionais, internas e administrativas, já o marketing sobre as comunicações mercadológicas, entenda um pouco mais sobre cada uma.

Comunicação Institucional

As empresas de tratamento para dependência química que usam a comunicação institucional são as que usam a comunicação para muito além da venda de seus produtos.

Esses negócios se envolvem em causas verdadeiramente humanitárias, respeitando muitos os aspectos culturais, sociais e ambientais de cada um dos seus processos.

Empresas que têm causas e compromissos reais com a sustentabilidade podem ser facilmente identificadas, por meio de laudos técnicos das condições de trabalho, por exemplo.

O foco da comunicação Institucional é fazer a projeção na memória dos investidores do negócio, assim como os consumidores e a opinião geral de todos.

Levando uma imagem positiva da empresa como instituição, mostrando o compromisso com a sua missão e principalmente com os seus valores.

É normal que as pessoas contemplem em duas estratégias alunas programas de apoio, tanto ao meio ambiente quanto à cultura.

São os profissionais de relações públicas que executam esse tipo de comunicação, eles são responsáveis por cuidar da imagem ambiental da empresa e resolver crises eventuais.

Comunicação Interna

A comunicação interna é uma ótima ferramenta para que as empresas que desejam alcançar resultados através da interação com os colaboradores .

Deixar claro informações como a cultura da empresa e trabalhar alinhando os ideais empresariais e individuais é essencial para obter clareza sobre onde a companhia quer ir e o que cada um deve fazer para ajudar.

Os recursos do marketing, por exemplo, são usados na maioria das vezes para garantir que o clima organizacional fique mais leve e harmonioso.

Oferecer palestras, workshops, debates internos, TVs corporativas e redes sociais abertas, são uma ótima maneira de manter a conversa e garantir que todos se comuniquem rapidamente.

Os resultados esperados é que a empresa se torne o sonho de trabalho de qualquer profissional, assim só os melhores serão selecionados para compor o quadro de funcionários.

Isso é bom para ter uma baixa rotatividade de funcionários, além de tornar o ambiente de uma empresa de transporte de resíduo muito mais legal e motivador.

Comunicação Administrativa

Dentre todos os tipos de comunicação organizacional, a comunicação administrativa é a que tem caráter mais funcional e instrumental.

Esse tipo de comunicação é diretamente responsável por fazer a transmissão dos processos e procedimentos de uma empresa para os funcionários de vários setores da maneira mais clara possível.

Ela pode ser encontrada tanto em normas manuais quanto em alguns documentos internos.

Comunicação Mercadológica

Esse tipo de comunicação, a mercadológica, é a que parece a mais comum para a maioria das pessoas. O foco dela é comunicar as características e os benefícios.

Além disso, deve criar necessidades e despertar o desejo em produtos e serviços com o objetivo de vendê-los.as atividades da comunicação mefcadologica são:

  • Publicidade;
  • Promoção de vendas;
  • Feiras e exposições;
  • Marketing direto;
  • Merchandising;
  • Venda pessoal.

Vale destacar que em relação a publicidade, o Brasil é uma das maiores referências do mundo e se destaca muito com campanhas icônicas, originais e clássicas.

Comunicações Integradas

É necessário trabalhar a integração de todos os tipos de comunicação, pois não adianta uma boa prática de comunicação institucional se elas não refletem em práticas da rotina da empresa.

Existem inúmeros casos por aí de empresas que estragaram a imagem de suas marcas quando foi levado a público a relação abusiva com seus funcionários.

Por isso, as ações de comunicação devem ser guiadas por uma filosofia com boa política de comunicação que leve em conta as demandas, interesses e exigências dos públicos e da sociedade.

Sendo assim, a comunicação institucional, interna e de negócios devem ser muito bem integradas para garantir mais eficácia, eficiência e efetividade na organização.

Além disso, deve beneficiar tanto o público da empresa fabricante de rastreadores para caminhões, por exemplo, quanto a sociedade em geral.

Benefícios dessa organização dentro de uma instituição

Existem uma série de benefícios para as empresas que adotam esses tipos de comunicação nos seus negócios, alguns deles são:

Equipe mais unida

A união é uma feliz consequência de uma boa comunicação empresarial, quanto mais clara, abra e graça e a comunicação entre as pessoas, maior será o laço que elas criarão.

Um ambiente de trabalho confortável e seguro criado por uma boa comunicação transforma uma equipe em um time com objetivos concretos e iguais.

Evita mal entendidos

Quando a organização não tem uma boa comunicação, ela pode estar sempre falhando, o que abre espaço para uma série de mal entendidos e conflitos.

Situações como estas dentro de um ambiente de trabalho podem causar a desunião de uma equipe entre muitos outros problemas.

Melhora na tomada de decisões

Quando uma empresa de venda de sorvete em atacado conta com colaboradores que se comunicam de maneira eficaz, os gestores sempre saberão dos problemas que aparecerem.

Com isso, se torna possível tomar decisões mais assertivas com base nas informações que lhes foram dadas pelas pessoas que enfrentam o problema de perto todos os dias.

Delegação de tarefas mais eficaz

Ter um bom plano de delegação de tarefas é essencial para garantir que nenhuma delas seja deixada de lado ou que seja feita sem o acompanhamento que precisa.

Com uma boa comunicação, a delegação fica mais fácil, pois todos entendem melhor o que precisa ser feito e como deve ser feito.

Com isso, as chances das atividades realizadas na empresa de aluguel de vans para viagens e transporte corporativo serem feitas com sucesso aumentam muito.

Informação rápida e precisa

Uma nova vaga que precisa de um início imediato deve ser anunciada por meio das inúmeras ferramentas de comunicação que existem hoje em dia.

Isso ajuda a atingir o maior número de candidatos para a vaga no menor tempo possível.

Em um veículo de comunicação, é possível alinhar essa comunicação com o que a empresa quer passar, por isso, uma boa comunicação torna tudo mais rápido e preciso.

Conhecimento da organização

Uma comunicação eficiente, tanto com o público externo quanto com o público interno, ajuda a mostrar para as pessoas os objetivos principais da organização.

Assim, é possível garantir que os funcionários da empresa fiquem à par do que acontece nela e a integração das informações aumente.

Pertencimento da equipe

Sempre comunicar aos colaboradores em primeira mão cada uma das novidades da empresa, assim como os posicionamentos e políticas geram engajamento para a equipe.

Eles se sentirão parte importante do negócio de portarias virtuais, e poderão agregar boas ideias a campanhas mais cruas, gerando um sentimento de pertencimento da equipe

Troca de conhecimento

Uma das premissas de qualquer uma das ações de comunicação e principalmente das comunicações empresariais é a interação.

Mais do que levar informações para os envolvidos com o negócio, a comunicação possibilita o recebimento de feedbacks tanto da equipe quanto do público, ajudando assim no crescimento da empresa.

Potencialização de resultados positivos

Por um lado, uma boa comunicação organizacional se bem estruturada pode ajudar a reduzir os efeitos negativos que uma crise traz.

Por outro lado, ela ajuda a fomentar cada um dos ganhos da empresa, isso ocorre porque a comunicação é a chave para o sucesso de qualquer negócio, seja ele pequeno ou grande.

Considerações finais

Uma boa comunicação organizacional pode ser a chave para o sucesso de qualquer tipo de negócio, por isso, é de extrema importância conhecer todos os tipos de comunicação que existem.

Cada uma delas pode ajudar a impulsionar o sucesso da empresa pois cada uma tem os pontos onde poderão ser mais efetivas.

Para que os benefícios possam ser uma realidade na vida da empresa, é essencial ter em mente que a comunicação deve ser feita de maneira estratégica para gerar bons resultados.

O que importa é manter-se atualizado sobre os caminhos que essa comunicação deve seguir, sempre avaliando maneiras de melhorá-la cada dia mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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