
Conheça diferentes técnicas de conversão para gerar aumento em suas vendas
Quando um negócio começa na internet, seja um site, campanhas de publicidade e até ações de marketing tem um objetivo, e de modo geral, a melhor forma de medir se esses objetivos estão sendo atingidos é por meio da taxa de conversão.
A taxa de conversão está diretamente ligada ao sucesso de todos os seus esforços para o seu público-alvo tomar a ação desejada, que neste caso seria aumentar suas vendas através das campanhas de marketing.
Isso faz parte de uma das diversas métricas que formam os indicadores de sucesso dentro das estratégias de marketing e podem ajudar desde um negócio que realiza lavagem de tapetes residenciais, até uma empresa que vende softwares de gestão a ter resultado.
O que é taxa de conversão?
A definição é bastante simples, a taxa de conversão mede a relação entre os indivíduos que realizaram a ação finalmente desejada no âmbito da campanha de marketing e o número total de indivíduos afetados pela campanha.
Sendo assim, é por meio desse indicador chave ou Key Performance Indicator (KPI) que buscaremos medir a eficácia de uma campanha de marketing, alguns exemplos são:
- Quantas pessoas enviaram uma mensagem;
- Quantas compraram um produto;
- Quantos preencheram um formulário de contato;
- Quantos seguiram um perfil.
Esses são exemplos básicos de quais objetivos geralmente são utilizados em uma campanha de marketing e quais são as ações que são esperadas do lead.
É importante definir bem o objetivo da campanha para maximizar bem o sucesso dessa ação, pois errar neste ponto pode atrair e levar o público errado a interagir com seu conteúdo, produto ou serviço.
Isso significa que para uma empresa de limpeza industrial ter uma boa taxa de conversão em suas campanhas, deveria escolher o objetivo de preenchimento de formulário de contato e analisar quantas pessoas entraram na sua página versus quantas preencheram.
Após essa análise dos números, o mais importante seria entender como calcular a taxa de conversão para realizar otimizações baseadas nesses números.
Como calcular a taxa de conversão de uma campanha
O cálculo da taxa de conversão de uma campanha realizada é uma das partes mais importantes para a análise de resultados.
Isso porque é a partir dessa informação que será possível determinar os próximos passos para atingir o objetivo desejado.
Esse cálculo da taxa de conversão é até bem simples. Basta dividir o número de visitantes recebidos pelo número de registos, compras ou seguidores e depois multiplicar este valor por 100. Número ações executadas / Número visitantes x 100.
Para título de exemplo vamos usar uma situação fictícia de empresa de limpeza predial terceirizada que deseja aumentar sua taxa de conversão. O cálculo será assim da seguinte forma:
- Envio de 1000 e-mail com formulário de contato para empresas;
- 57 pessoas forneceram seus dados no formulário;
- Calcule 57 pessoas dividido por 1000 e-mails vezes 100;
- O cálculo correto será 57/1000 X 100 = 5,7.
Pode parecer difícil no começo, mas conforme for praticando, ficará fácil fazer os cálculos a ponto de chegar a só olhar e já saber qual foi a taxa de conversão sem ter que parar para calcular toda vez.
Como interpretar a taxa de conversão
Após entender como realizar o cálculo para saber a taxa de conversão, é possível que você pense que já aprendeu tudo, mas não basta só saber calcular. É preciso também saber interpretar o que os dados dizem.
É neste ponto que preciso estar extremamente atento ao objetivo que foi escolhido para a campanha, isso determina qual das métricas será analisada junto a conversão de ações.
A título de exemplo, imagine que uma empresa que fabrica embalagem laminada personalizada está querendo aumentar suas vendas, mas na hora de criar sua campanha, o objetivo selecionado foi o de visitas ao perfil da rede social, ao invés de mensagem.
Talvez a taxa de seguidores no perfil realmente cresça e seja benéfica a longo prazo, mas se o objetivo for vender mais e não reconhecimento de marca e branding, não fará sentido você analisar as taxas de conversões referentes a mensagem.
Portanto, é imprescindível que fique atento a esses detalhes que influenciam muito na hora de realizar uma publicidade.
Como realizar a conversão de vendas
Para realizar a conversão de vendas de forma efetiva, é preciso direcionar o seu público-alvo pelas etapas do funil de vendas e ir adaptando sua comunicação para as diferentes etapas que o compõem.
O funil de vendas é composto por 3 partes distintas e cada uma delas tem um propósito a servir na jornada de compra do cliente.
Topo do funil
No topo de funil é onde se estabelece e conhece a persona da marca para começar a direcionar suas estratégias para atingir o público-alvo ideal.
Nesta etapa também ocorre a expansão dos canais de comunicação, portanto, teste qual atinge mais pessoas, ou utilize todos com linguagem adaptada para cada um deles.
Meio do funil
Após conseguir captar a atenção do lead e entender quais pontos o estimulam a tomar decisões valiosas como a compra de um produto ou contratação de um serviço, direcione sua comunicação para este perfil.
Depois, faça a nutrição desses potenciais clientes por meio de materiais focados em cada etapa da jornada de compra que eles estão, e por fim, qualifique quais são de fato propensos a comprar o que você oferece.
Fundo de funil
No fundo de funil é onde o seu lead se tornará consumidor pois já está aquecido e escolhe a sua marca para solucionar o problema ou sanar o desejo que ele tem.
O fundo de funil é uma das etapas mais importantes, pois é onde estão os leads mais qualificados para realizar uma compra, portanto, utilize seus conteúdos para auxiliar na conversão desses clientes.
Dicas para aumentar os resultados das conversões
Caso um negócio tenha começado a ter os primeiros resultados mas ainda não os acha tão expressivos e deseja melhorar ainda mais as conversões de seus produtos e serviços, existem algumas formas de fazer isso de maneira eficiente.
Alguns pontos de melhoria podem realmente alavancar seus resultados, portanto, comece por passos simples na hora de otimizar suas conversões.
1. Respeite o caminho de conversão
Em primeiro lugar, o primeiro truque é criar um CTA irresistível para incentivar seus visitantes a realizar uma ação específica.
Portanto, é preciso otimizar as páginas de destino tanto em termos de conteúdo quanto de design para se tornar agradável para os visitantes.
Para continuar, verifique seus formulários, pois eles não devem ser muito longos e conter apenas as informações essenciais que você precisa para converter.
Por exemplo, se você tem um site de fisioterapia e está querendo expandir sua atuação para ajudar outros profissionais e pacientes prestando consultoria em fisioterapia, deixe nos campos de formulário apenas “nome”, “telefone” e “e-mail” para captar leads.
Finalmente, você deve ter páginas de agradecimento perfeitas para gerar novas ações de seu cliente/prospecto recém-convertido.
2. Facilite o ciclo de compra
Para incentivar seus visitantes a agir, é essencial facilitar o processo. Seja assinando seu boletim informativo, fazendo uma compra ou baixando um e-book, o processo deve ser o mais simples e intuitivo possível.
Um funil de venda longo desencoraja os usuários da Internet, enquanto que se for curto, a compra será feita rapidamente. Portanto, é preciso reduzir o ciclo de vendas, reduzindo o número de páginas.
Isso é particularmente interessante em e-commerces e sites de hospedagem onde as pessoas procuram pacote fim de semana para viajar.
Outra técnica é solicitar o endereço de e-mail dos usuários da internet o mais rápido possível ou oferecer a eles o registro com sua conta do Google, Facebook ou Twitter em vez de criar uma.
3. Cuide do design e da experiência do seu site
Independente do seu negócio, é importante estar atento ao design e experiência do seu site para que ele retenha os usuários que chegarem nele.
O visual do site é algo que deve ser levado em conta por todas as empresas, principalmente aquelas que têm algum produto ou serviço mais “visual” como reforma de lojas comerciais.
Também é importante otimizar o tempo de carregamento de todas as suas páginas. De fato, reduzir a velocidade do seu site permite uma ótima experiência do usuário.
Portanto, seu site deve ser adaptado para tablets e smartphones, oferecendo uma versão responsiva para mobile.
Hoje em dia, a navegação móvel tem um lugar primordial e por isso um site que oferece uma experiência agradável em todas as mídias pode gerar mais conversões.
4. Otimize seu conteúdo
Melhorar seus produtos ou serviços permite-lhe oferecer conteúdos relevantes que respondam às pesquisas dos internautas e também que satisfaçam os motores de busca.
Para isso, você deve inserir palavras-chave e oferecer conteúdo correspondente às necessidades de seus públicos-alvo e à etapa da jornada de compra em que eles se encontram.
Isso significa que, por exemplo, uma assistência técnica se beneficiará muito ao otimizar os conteúdos e páginas de seu site de acordo com as pesquisas dos usuários. Dessa forma é possível captar aqueles que estão procurando manutenção impressora a laser no Google.
Considerações finais
Sendo assim, quando se trata de taxa de conversão existe muito mais por trás do que simples números. É preciso todo um planejamento e definição de objetivos para se obter sucesso com as vendas online.
É extremamente fundamental que tudo seja feito de acordo com base em uma estratégia bem definida e executada para obter os melhores resultados. Com isso seu negócio irá decolar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.