
Como fazer SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou em português: Otimização para Mecanismos de Buscas, em outras palavras: um conjunto de técnicas que ajuda o público a encontrar sua página de forma mais rápida, é o que coloca sua página em primeiro lugar nas pesquisas do Google.
É de extrema importância para te ajudar a encontrar leads qualificados para o seu site, por isso se faz necessário você entender que SEO é mais do um monte de links e tags. É importante uma estratégia certa, para isso é preciso ter visão competitiva.
Você pode estar pensando como fazer SEO de forma estratégica ou como fazer SEO de uma maneira que atinja o público certo ou até apena:, existe alguma maneira correta de fazer SEO?
Para esclarecer todas suas dúvidas, iremos te ajudar a criar e implementar a estratégia de SEO que trará resultados para sua empresa, abaixo passaremos algumas etapas que se fazem necessárias, não perca!
1: Público-alvo e interesses: para atrair leads qualificados, você precisa saber para quem escrever, por isso a primeira etapa é definir quem é o seu público e quais são seus interesses.
Nada mais é do que a união de informações que te dirão quais os padrões das pessoas que irão receber seu conteúdo. Para definir seu público-alvo você precisa determinar a idade, o sexo, a localização geográfica e qual sua dor ou dores. (problema a ser solucionado).
Outras questões que você deve saber responder são: qual será o foco da nossa estratégia SEO? Quais as necessidades do meu público-alvo estão deixando de ser atendidas?
Definir esses pontos te ajudará a traçar uma estratégia de conteúdo priorizando o seu público-alvo e os interesses dele.
2: Palavras chaves categorizadas: Pesquisar palavras chaves te permite determinar os tópicos que você irá criar para a escrita do seu conteúdo estratégico.
Faça pesquisas regulares sobre quais são as palavras chaves mais pesquisadas no momento, você pode dividi-las em categorias, segmentação e priorização, dessa forma conseguirá determinar as lacunas de oportunidade.
Quanto mais criativo(a) você for e mais ampla a pesquisa de palavras chaves, mais informações você receberá, então aproveite e solte sua imaginação, crie quantas categorias desejar ou se preferir, crie apenas as categorias que achar relevante para sua estratégia.
Uma dica que pode ser bem interessante caso você tiver dificuldade na criação de conteúdo, é você usar um programa reescritor de texto para te ajudar na produção de texto para seu site. Isso pode te ajudar a agilizar a produção de conteúdo de 3x a 10x, permitindo assim você dedicar mais tempo para outras tarefas importantes envolvendo o SEO do seu site.
3: Encontre oportunidades: Agora que você já sabe quais palavras chaves usar, separe os grupos dessas palavras com o maior volume de pesquisa ou quais delas você considera importante dar mais atenção. Se achar melhor, você também pode separar os termos mais específicos e com maiores volumes de busca.
É importante deixar essas informações salvas, pois futuramente você pode querer usá-las quando for fazer as suas recomendações de estratégia.
Transforme esses dados em oportunidades, não foque apenas nos números, mas foque em como você pode trabalhar com eles, mantenha sempre seu foco em como você transformará uma pedra bruta em diamante, que trará muitos resultados.
4: Concorrentes: Saber quem é seu público-alvo é importante, mas conhecer seus concorrentes é importante também.
Para saber quem são seus concorrentes, basta fazer uma pesquisa com suas palavras chaves e ver quem aparece nos primeiros lugares, para ter certeza, digite alguns termos no Google e verifique os que aparecem com mais frequência e salve essas informações.
A partir dessas informações trace um plano estratégico para se destacar, sempre lembrando de como fazer SEO da forma correta, para isso, continue acompanhando nossas dicas.
5: Aprenda com seus concorrentes: Isso mesmo, seus concorrentes podem te ajudar a traçar uma linha estratégica com tudo que é importante para o seu público-alvo, pare e pense: o que é importante para o meu cliente? Faça uma lista com tudo que vier a sua mente, feito isso comece a analisar seus concorrentes já definidos.
Por exemplo, você pensou em oferecer algum recurso que seu concorrente já oferece, acrescente isso na sua lista de itens importantes para os seus clientes.
Enquanto você analisa os sites dos seus concorrentes, pergunte a si mesmo:
- O que ele tem/oferece que eu não?
- O conteúdo dele soluciona a dor do meu público-alvo?
- Para mim, é importante fornecer esse conteúdo, se sim, posso fazê-lo?
- Qual a constância deles nas redes sociais?
- Como promovem seu conteúdo?
- Eles trabalham com CTA’s?
- Trabalham com recursos que encorajam o cliente a visitar novamente a página?
Respondendo essas questões, você conseguirá avaliar e comparar como está a sua concorrência e em que nível se encontra sua empresa. Mas pense que você aprenderá com essas informações e poderá criar estratégias que irão superar sua concorrência, lembre-se, crie oportunidades.
6: Estratégias personalizadas: é nesse passo do seu planejamento, que você começa a encontrar as soluções para a sua estratégia, baseadas em todos os dados que você coletou, você consegue apresentar estratégias e recomendações específicas e personalizadas.
7: Plano estratégico de SEO: Não esqueça de salvar todas as prioridades do seu plano estratégico, descreva os passos prioritários, que não podem ser esquecidos, se deseja obter resultados. Resuma seu documento de uma forma ampla, clara e objetiva.
Faça análises mais específicas das recomendações de SEO já listadas anteriormente, dessa forma fica mais fácil implementar 100% seu plano estratégico e sem contar que, sem essa organização das informações, você pode acabar olhando apenas para o que é mais fácil e acabar deixando passar o que é primordial para o alcance dos resultados desejados.
Ao concluir essas 7 etapas você saberá como fazer SEO de uma forma estratégica, certeira, mais organizada e eficaz. Siga essas etapas e veja o rankeamento do seu site subir diariamente, lembre-se, transforme a pedra bruta em diamante e admire o seu brilho.