
Checklist de ferramentas essenciais para a estratégia de marketing da sua empresa
Uma boa estratégia de marketing digital precisa contar com as ferramentas certas para que a empresa consiga alcançar os resultados que deseja.
Existem muitas opções de recursos que podem ser usados e eles facilitam as tarefas dos profissionais, principalmente, dos empreendedores que estão começando a investir na divulgação do negócio.
São soluções compatíveis com a dinâmica do mercado e que ajudam a organização a alcançar seus propósitos, independentemente de quais sejam. Mas, assim como é importante conhecer as estratégias de marketing, é necessário conhecer as ferramentas.
É assim que você vai saber para que e como cada uma delas pode ser usada, se sua escolha é compatível com o objetivo do investimento e se o orçamento disponível é capaz de cobrir os custos dessa aquisição.
Veja que existem vários pormenores que envolvem a escolha de uma boa ferramenta, mesmo assim, ela é imprescindível para fazer com que todos os esforços voltados para o marketing digital realmente tragam os resultados esperados.
Neste artigo, vamos apresentar as principais ferramentas, quais são os benefícios trazidos por elas e por que uma empresa deve investir nas estratégias de marketing.
Principais ferramentas de marketing digital
Existem inúmeras ferramentas de marketing digital que podem ser usadas pelas empresas, independentemente de seu porte ou segmento. No entanto, existem aquelas que se destacam mais. São elas:
Google Analytics
Google Analytics é uma ferramenta usada pela maioria das organizações e profissionais de marketing. Ela serve para monitorar o tráfego do site, aplicativo ou e-commerce.
Dentro do site de uma empresa de Lavagem de tapetes residenciais, é possível saber como está a experiência do usuário e outras informações sobre a audiência, tais como:
- Idade;
- Gênero;
- Interesses;
- Afinidades;
- Segmentos de mercado.
Também é possível saber o número total de visitantes, de onde vem o tráfego, as metas alcançadas, o desempenho da loja virtual e quais campanhas de marketing trazem os melhores resultados.
Hotjar
Qualquer empresa que queira garantir a melhor experiência do usuário em seu site, precisa monitorar as interações dele com os elementos presentes nas páginas.
Por meio do Hotjar, é possível mapear a jornada do consumidor e saber por onde ele passou o mouse.
Além de quais áreas são mais clicadas, grava sessões do usuário para acompanhar o movimento do mouse e seus cliques e seleciona usuários para testes de experiência.
Isso ajuda na hora de mudar o layout, aumenta as taxas de conversão, melhora o uso de chamadas para ação, dentre outras possibilidades.
RD Station
O RD Station é a ferramenta de marketing mais completa, pois possui todas as funcionalidades essenciais para automatizar as estratégias de marketing digital.
Por meio dele, uma empresa de troca de tela de celulares consegue atrair os visitantes para seu site, transformá-los em oportunidades de negócio, se relacionar com essas pessoas, fechar vendas e analisar o retorno sobre investimento.
Também é uma ferramenta dedicada à inteligência da corporação, de modo a compreender quais canais de campanhas trazem mais retornos, qual é o desempenho geral do negócio, além de melhorar as tomadas de decisão.
Google Search Console
Esta ferramenta do Google é gratuita e ajuda a monitorar e preservar a presença do site entre os primeiros resultados de pesquisa.
Oferece um dashboard completo com todas as informações que podem impactar no desempenho da página, tendo foco no ranqueamento de buscas do Google.
Canva
Esta é outra excelente ferramenta de design que traz como diferencial uma interface intuitiva, diferentes opções de layout e a possibilidade de customizar templates.
Os usuários podem fazer sugestões pontuais para tornar o processo de aprovação e compartilhamento de criativos mais simples e rápido.
Por meio dele, é possível criar templates para as redes sociais, infográficos, newsletters, dentre outras possibilidades.
Benefícios das ferramentas de marketing
As ferramentas de marketing digital possibilitam que uma loja de móveis consiga vender uma quantidade maior de divisórias para escritorio baratas, mas os benefícios não param por aí.
Por meio delas, é possível gerar uma quantidade maior de leads, é isso acontece porque a jornada dos clientes passa a ser bem mapeada.
Isso facilita na hora de criar guias e processos que vão atrair e capturar os potenciais clientes, e as ferramentas de automação ajudam a conquistar duas vezes mais contatos.
O tempo de conversão também é muito menor, pois é possível construir uma estratégia de conteúdo totalmente alinhada com o funil de vendas.
A marca vai movimentar os leads automaticamente e praticamente sem esforço, ao mesmo tempo em que os colaboradores podem manter o foco em ações estratégicas que precisam de intervenção manual.
Consequentemente, as ferramentas acabam trazendo mais oportunidades de vendas, tendo em vista que uma loja de teclado macbook pro touch bar consegue perceber e ter um relacionamento com os leads e prepará-los melhor para a compra.
O acompanhamento acontece de maneira personalizada, aumentando ainda mais as oportunidades de negócios para os vendedores.
Até mesmo o processo pré-venda é automatizado e isso é importante porque ele faz uma ponte entre os potenciais clientes gerados pelo marketing e os vendedores.
As ferramentas ajudam a ganhar escala e eficiência na abordagem, impactando os leads de maneira mais assertiva. A nutrição acontece de maneira automatizada e os consumidores se tornam mais suscetíveis à compra.
O uso de ferramentas de automação permite acompanhar, gerir e nutrir os contatos, tornando o processo de vendas mais consultivo.
Os futuros clientes, por sua vez, perdem menos tempo argumentando, trazendo mais eficácia e rapidez para o processo de compra.
Uma vez que o ciclo de vendas de uma empresa de transportes frigoríficos se torna mais eficiente, é natural que o custo de aquisição de clientes também seja mais baixo.
Tarefas maçantes e processuais são otimizadas e conseguem processar melhor as informações. A equipe terá mais tempo para ampliar seus esforços, vai conseguir atingir mais pessoas, ao mesmo tempo em que atrai mais clientes.
Tudo isso acontece com o mesmo investimento, fazendo com que a atração de clientes novos seja menos custosa para o negócio.
Razões para investir em marketing digital
Existem muitas razões pelas quais as empresas investem em marketing digital para alcançar o sucesso. Dentre elas estão:
Audiência qualificada
Por meio das estratégias de marketing digital, seu negócio vai construir uma audiência qualificada, ou seja, vai se comunicar com pessoas que realmente têm interesse em seus produtos e serviços.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Cuponation, as lojas que possuem um perfil no Instagram conseguiram faturar muito mais com as estratégias nessa plataforma.
Análise de dados de maneira precisa
Um fabricante de cobertura retrátil para área externa pode mensurar os dados reais de seus resultados em cada campanha.
Supondo que ele tenha feito um grande investimento em e-mail marketing, por meio de uma ferramenta, consegue obter informações precisas sobre a quantidade de destinatários que abriram o e-mail, quem clicou nos links e quem fez compras.
Também é possível acompanhar o tráfego do site, saber como é o comportamento dos usuários, quais páginas visitaram e o tempo que permaneceram em cada uma delas.
A empresa consegue saber como está o desempenho dos anúncios no Google, os resultados de suas publicações nas redes sociais, dentre outras informações que valorizam e direcionam melhor os investimentos.
Constrói referência no mercado
Se uma clínica de tratamentos a laser possui presença constante e consistente na internet, consegue se transformar em uma referência no mercado em que atua.
Uma das formas de fazer isso é por meio de um blog para veicular conteúdos ricos e relevantes, sobre assuntos relacionados ao segmento e que respondam às principais dúvidas do público.
O site institucional também colabora nesse sentido, assim como as postagens nas redes sociais e a interação com a audiência.
Melhora o relacionamento com os clientes
Por fim, um dos maiores benefícios do marketing digital é que ele melhora consideravelmente o relacionamento entre as empresas e os consumidores.
Um fabricante de cooler térmico para venda de produto consegue se aproximar de sua audiência, uma vez que pode utilizar diferentes canais para interagir com as pessoas.
Como resultado, vai entender melhor as necessidades do público e com isso desenvolver soluções compatíveis com elas.
Ter um relacionamento próximo com os clientes é muito importante para conquistar a confiança deles e se tornar preferência no momento da compra.
Considerações finais
Portanto, o marketing digital trouxe consigo estratégias inteligentes e eficientes que fazem toda a diferença para qualquer tipo de negócio.
Além disso, várias ferramentas foram desenvolvidas para otimizar ainda mais as estratégias de marketing, como os recursos que mostramos ao longo deste conteúdo.
Cabe ao gestor definir seus objetivos e propósitos para escolher as ações que vai colocar em prática e quais ferramentas vão auxiliá-lo nesse processo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.