
Boas práticas de SEO
Você quer ser um redator freelancer, mas ainda não sabe otimizar artigos com SEO (Search Engine Optimization), que em tradução literal significa “otimização para motores de busca”?
Saiba que oferecer o serviço de produção textual com SEO vale muito mais do que escrever artigos simples. Por isso, é tão importante aprender boas práticas de SEO.
Só para resumir, aplicar técnicas de SEO em seus artigos fazem com que eles apareçam em posições favoráveis nos resultados de busca do Google. Ou seja, se um consumidor pesquisar por termos do seu artigo ou termos relacionados, seu artigo irá aparecer como resultado de uma busca bem no topo.
Ao entrar no site em que seu artigo está publicado, há mais chances de que esse consumidor faça uma compra ou contratação de serviço. Por isso o SEO é tão importante na escrita para web.
Agora conheça boas práticas de SEO que você pode aplicar em seus artigos.
1. Considere palavras-chaves muito buscadas para criar conteúdo
Para iniciar sua aplicação de boas práticas de SEO nos artigos, é preciso começar com o tema de seu conteúdo textual. Há ferramentas no mercado como Ubersuggest ou Keyword Planner que mostram quais são os termos mais buscados em seu segmento.
Por exemplo, você pode ter uma loja virtual de roupas para bebês. Uma palavra-chave importante pode ser “como montar seu enxoval”. Portanto, o ideal é criar artigos que utilizem as palavras-chaves mais buscadas em seu segmento. Isso porque esse é o conteúdo que os leitores querem consumir.
Ao usar a palavra-chave principal, coloque-a no título do artigo, em pelo menos um subtítulo e algumas vezes em negrito ao longo do texto. Utilizar negrito nas palavras-chaves é essencial para o Google entender que você está publicando um conteúdo relevante sobre aquele assunto.
2. Escreva artigos de pelo menos 700 palavras
O Google costuma ranquear melhor artigos com profundidade, informações únicas e longos. Por isso, para fazer boas práticas de SEO, o ideal é escrever conteúdo textual de 700 a 3000 palavras.
Claro que o tamanho do artigo não é o único fator considerado para o Google ranquear bem seu artigo para determinadas palavras-chaves. Existem outros requisitos.
Mas atualmente, artigos com menos de 700 palavras não são levados tão em conta. Portanto, invista em mais subtítulos, dados, fontes de credibilidade e até pesquisas para deixar seu artigo único.
Dica: se você não tem muita habilidade com escrita, pode ser interessante usar um programa reformulador de texto. Com um programa assim, você será capaz de escrever textos grandes mais rápidos.
3. Tente fazer parcerias de backlinks
A técnica de backlinks funciona da seguinte maneira: você faz parcerias com outros sites ou blogs que postam temáticas parecidas com as suas. Dessa maneira, você poderá negociar que os parceiros coloquem links diretamente para seu artigo em publicações deles.
Nesse sentido, o Google irá entender que seu artigo é uma fonte confiável de conhecimento e ainda tem recomendações, através da linkagem realizada por outros sites. Portanto, ficará mais fácil ter seu artigo bem ranqueado.
Por mais que seja uma prática polêmica, existem agências especializadas nesse tipo de serviço, mas de uma forma não usual. A agência cria múltiplos blogs apenas para criar artigos de qualidade inferior e linkar o conteúdo principal de um artigo.
Portanto, dá para perceber que isso é muito importante para ter seu artigo bem ranqueado no Google.
4. Utilize subtítulos e bullet points
Outro fator que o Google leva em consideração ao ranquear os artigos é o fato de eles serem escaneáveis ou não. Um texto escaneável é um texto que oferece mais facilidade de leitura aos clientes.
Portanto, use pelo menos três subtítulos em um texto de 700 palavras. Você também pode investir em bullet points e outras formas de tornar a leitura mais fácil em qualquer dispositivo, seja um computador, notebook, tablet ou celular.
Portanto, quanto mais o artigo for fácil de ler, melhor ele será ranqueado pelo Google.
Vale ressaltar para você também criar artigos únicos, com relevância no tema, conhecimento, dados novos e muito mais. Não basta apenas reescrever os melhores conteúdos textuais da internet com outras palavras, para não dar plágio.
É necessário que você tenha pleno conhecimento do assunto para escrever com credibilidade. O Google não irá ranquear bem um artigo que parece com outro, mesmo que não exista plágio. Portanto, oferecer conteúdo único aos leitores é uma forma de ter mais acesso e ser mais bem ranqueado.