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Aprenda a importância de se calcular o marketing share no seu negócio

O marketing share ou também conhecido como market share em alguns casos, é a porcentagem que corresponde o quão relevante a empresa é para os outros empreendimentos do mesmo nicho de atuação do mercado. 

Tendo uma tradução envolvendo quota ou fatia de mercado, essa porcentagem está ligada às vendas que a empresa tem em relação ao que outras do mesmo segmento conseguem ter, indicando o quanto ela participa dentro do nicho. 

Por exemplo, um gráfico de marketing share de uma venda de isotubo blindado para kid play de buffet irá compor todas as empresas do ramo, demonstrando quais venderam mais e quais venderam menos, e com isso, mostrando as participações de cada uma delas.

Esses dados que são levantados ajudam uma empresa e a sua gestão a avaliarem o volume de receita que estão tendo, e também, o que a concorrência dentro do mesmo setor está conquistando. 

Considerando fatos como localização do qual a empresa está instalada, o marketing share vem sendo cada vez mais usado dentro do mercado em diferentes nichos, desde placas personalizadas até o setor de vestuário. 

Por isso, quanto mais uma empresa estiver atualizada sobre si e a concorrência, melhores serão os pontos de vista que a gestão pode notar. 

A importância

Acompanhar o share que existe dentro do mercado é uma tarefa importante, isso porque quando está muito abaixo da média que é estipulada, acaba indicando que a empresa tem problemas com a competitividade que existe dentro do nicho.

E também, que o desempenho não está sendo igual ou melhor aos concorrentes dentro do mercado, mostrando deste modo, uma defasagem em relação aos demais, portanto, ter um acompanhamento em como está o nicho é importante.

Outro ponto que pode se tornar importante do porque usar o marketing share são as oportunidades de estratégias que podem ser identificadas no setor de Instalação de Portões Automáticos, e também, permitir que haja um planejamento para melhorar as porcentagens. 

Ter um acompanhamento de como está a quota, aumentando ou diminuindo, é uma forma de indicar se as campanhas de marketing estão surtindo um efeito nos consumidores do nicho, e também contribuem para saber se esse efeito é positivo ou negativo. 

Com isso, é possível apontar os pontos dos quais a empresa pode usar o marketing share como algo benéfico, sendo eles:

  • Foco nas metas;
  • Criação de estratégias;
  • Busca de oportunidades;
  • Fraquezas da empresa.

Ter um entendimento do marketing share também permite que negociações com fornecedores de materiais para fabricação de cerca elétrica espiral, por exemplo, se tornem mais fácil devido às credibilidade que são desenvolvidas. 

Do mesmo modo que parcerias também possuem uma fórmula mais fácil de serem estabelecidas por conta deste recurso, dando assim, uma vantagem em relação a competição que existe dentro do segmento mercadológico. 

Formas de calcular

Para se calcular o marketing share, é necessário que primeiramente seja definido um período de tempo, sendo feito na maioria das vezes com a contagem mensal, e devendo separar níveis nacionais e regionais. 

O cálculo é feito com o número total de vendas da empresa, tanto no formato de valores ou unidades, dividido pelo número total das vendas do setor, e o resultado dessa divisão, deve ser multiplicado por 100.

O resultado final que for apresentado deve ser visto na forma de porcentagem, correspondendo a parcela de participação que tem dentro do segmento mercadológico. 

Com esse número e em comparação aos demais no ramo de fachadas glazing, é possível saber como está o andamento e as medidas que devem ser mantidas, ou alteradas, dentro da empresa. 

Os formatos de marketing share

Contendo mais de um formato que pode ser analisado e compreendido, o marketing share pode ser dividido de quatro modos diferentes.

O formato de receita é quando se deseja calcular com base no capital que foi gerado durante um ano, usando a mesma fórmula tradicional de marketing share para se chegar ao resultado e com ele, a porcentagem revelando a receita que foi obtida. 

Este modelo é mais recomendado quando empresas possuem diferentes preços da concorrência, ou até mesmo diferentes formas de pagamento que podem interferir na experiência de compras do consumidor de uma manutenção de persiana externa

Com o modo unidade, os cálculos são feitos do mesmo modo, porém, os números utilizados são com base nas unidades do produto que foram vendidas dentro do período estipulado, podendo ser feito especialmente para empresas que desejam divergir das demais. 

O marketing share também pode ser utilizado para medir as quantidades de clientes que uma empresa tem, com a fórmula utilizando o total em potencial e o total daqueles que já são fidelizados. 

Este formato é mais utilizado para as empresas que operam no formato de Business to Business ou B2B, como são popularmente conhecidas, embora o modelo tradicional de empresa com consumidores também podem ser enquadrados neste cálculo. 

Para o formato de marketing share relativo, tem como parâmetro os concorrentes e por meio deles, descobrir quais são as porcentagens de participação dentro mercado de plotagem de projetos, por exemplo. 

Este modelo de cálculo de marketing share é especialmente usado quando a empresa decide saber o quão próxima está de se tornar líder do mercado em que atua, de modo que, posteriormente aos resultados, criar estratégias para alcançar a posição.

Variando de objetivo para objetivo, é importante que uma empresa use as diferentes formas de cálculos de marketing share para saber como atingir os seus ideais ou então, reformular estratégias. 

Como aumentar os percentuais?

Se a empresa busca se destacar dentro do mercado e sobressair em meio às demais para conquistar mais consumidores, e manter aqueles que já existem, algumas estratégias podem contribuir para este efeito. 

Um desses pontos é a ampliação dos canais de vendas que a empresa possui. Com novos meios para os consumidores terem acesso para comprar o produto, os níveis financeiros da empresa acabam crescendo e contribuindo para os cálculos.

Dentro dessa estratégia, rever os preços também é importante, que mesmo alinhado com os outros valores que existem dentro do mercado, possam proporcionar para a empresa uma boa margem de lucro. 

Por isso, ter uma análise dos custos para que o produto ou serviço sejam realizados, contribui para um entendimento melhor dos pontos e dos porquês devem haver reajustes.

Contar com novos meios tecnológicos também é um modo que pode contribuir com um aumento do marketing share, isso porque as ferramentas irão permitir que outras análises da empresa sejam feitas e com isso, novas estratégias sejam definidas. 

Colaborando com as experiências de compras que os consumidores terão sobre o produto ou o serviço fazendo com que a empresa, por sua vez, consiga uma segmentação maior do público-alvo. 

A segmentação acaba contribuindo nas estratégias de marketing mais assertivas, de modo que, por meio delas, novos consumidores possam ser convertidos com uma maior facilidade pelo funil de vendas.  

Com uma boa segmentação e estratégias para que os consumidores sejam conquistados cada vez mais por meio de uma personalização, do qual eles podem se identificar por meio da linguagem ou da mensagem principal. 

Dentro das estratégias internas que são feitas para melhorar o marketing share de uma empresa, é importante que neste meio tempo, o acompanhamento da concorrência e as mudanças que o mercado pode sofrer periodicamente sejam acompanhadas.

Desde novas estratégias ou períodos de campanhas sazonais, que são bastante visados dentro do mercado, devem se enquadrar nas análises para se ter uma base de como podem ser os próximos resultados de marketing share que estão sendo realizados.  

Considerações finais 

Portanto, compreender como está o andamento de uma empresa dentro do mercado é algo importante e essencial para a gestão, que com os cálculos certos, poderá saber como está em relação aos demais negócios que existem no nicho. 

Dependendo da localização onde uma empresa de terceirização de serviços gerais e a periodicidade que foi escolhido para realizar os cálculos, pode indicar se é necessário fazer mudanças ou então, manter as estratégias que já existem. 

Ter acesso a esses cálculos também pode contribuir para que a empresa entenda mais sobre suas estratégias internas e externas, melhorando-as para sair em vantagem das demais concorrentes dentro do mercado. 

O entendimento do marketing share permite que não somente se possa saber sobre a concorrência como também, ter as possibilidades de parcerias serem fechadas com uma maior facilidade por conta da compreensão do mercado em que se atua. 

Quanto maior for o domínio de uma empresa sobre os dados que se tem em relação ao mercado em si, consumidores, concorrência e vendas, melhor será para a gestão estabelecer metas e estratégias que contribuem com os objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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