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4 dicas infalíveis sobre marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que se baseia na criação e distribuição de conteúdo valioso, útil e informativo, a fim de se comunicar com seu público e desenvolver sua visibilidade baseado em conteúdos de qualidade, pesquisa de mercado e persona.

O marketing de conteúdo visa atrair visitantes para seu site e transformá-los em consumidores por meio de uma estratégia editorial, uma mensagem direcionada e valiosa, além de técnicas de storytelling.

Aumenta sua visibilidade junto ao público, nos buscadores e redes sociais. Diferencia-se da publicidade tradicional, considerada muito intrusiva pelo consumidor.

A criação de conteúdos interessantes permite, portanto, atrair a atenção de potenciais clientes qualificados, influenciar o comportamento de potenciais consumidores e dar a conhecer a sua marca ou a sua empresa.

Empresas de engenharia e consultoria ambiental são um exemplo de negócio que já está se beneficiando das estratégias de marketing de conteúdo para alavancar seus resultados de forma consistente.

Marketing de conteúdo e inbound marketing

Os termos marketing de conteúdo e marketing de entrada são frequentemente usados ​​de forma conjunta, sem destacar uma diferença entre essas duas práticas de marketing. No entanto, conteúdo e inbound marketing são muito diferentes.

O marketing de conteúdo é baseado na produção de conteúdo de qualidade para um público-alvo, como no caso de empresas de refeição industrial que produzem conteúdo focado em seu nicho de mercado.

Já o inbound marketing está associado a um conjunto de estratégias de marketing cujo objetivo final é gerar tráfego para qualificar leads e conquistar clientes. Essa estratégia beneficia negócios locais ou com produtos físicos e até digitais.

Assim, o marketing de conteúdo é muitas vezes percebido como um componente do inbound marketing, esses dois conceitos são, portanto, complementares e se o marketing de conteúdo é um meio, o inbound marketing é um fim a ser alcançado.

Elementos do marketing de conteúdo

Como o próprio nome já diz, o marketing de conteúdo se baseia na criação e distribuição de conteúdos para um determinado público-alvo com base nos seus interesses de compra e consumo de informação.

Existem diversas maneiras de produzir conteúdo qualificado para um público, afinal, a internet disponibiliza diversos canais de comunicação para os empreendedores e empresas interagirem com seus clientes.

Alguns canais de distribuição de conteúdo são mais utilizados que outros. Tudo depende da estratégia que será utilizada, que se baseia em entender a linguagem ideal para se comunicar com o público-alvo após “descobrir” onde ele se encontra.

As principais formas de utilizar o marketing de conteúdo a favor do seu negócio nas estratégias online são: 

  • Artigos em blogs;
  • Imagens de qualidade;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • E-book;
  • Infográficos.

Cada uma dessas formas de conteúdo servem um propósito único nas estratégias de marketing, portanto, para saber como escolher a melhor forma de distribuir seu conteúdo, primeiro entenda as principais características.

Como fazer marketing de conteúdo

É impossível adotar uma estratégia de marketing de conteúdo sem passar pela fase de criação de conteúdo, é possível usar diferentes técnicas de produção de conteúdo, algumas se alinham com técnicas de inbound marketing.

Aqui estão 4 passos que você precisa saber para adotar uma estratégia de marketing de conteúdo.

1. Identifique seu público usando personas

Antes de começar a definir uma estratégia, é aconselhável definir bem o público para o qual o conteúdo será direcionado. Por exemplo, existem diferenças B2B/B2C no marketing de conteúdo, principalmente, nas mensagens.

Para identificar melhor o público-alvo, é preciso criar personas de comprador, que são uma representação fictícia de seus clientes ideais. Para criar suas buyer personas, analise seu público ou clientes existentes.

Conhecer o público permitirá que uma clínica de bronzeamento artificial produza conteúdos que os interessem e, assim, atrair prospectos qualificados para seu site ou blog de negócios.

Não se esqueça de adicionar um toque pessoal ao seu conteúdo para se destacar da concorrência.

2. Crie conteúdo com base no processo de compra

No marketing de conteúdo, as postagens do blog são os tipos de conteúdo mais populares, mas existem muitos outros tipos de conteúdo para aumentar a visibilidade online do seu negócio.

Seja criativo nos diferentes tipos de conteúdo a produzir, varie os formatos e crie por exemplo: imagens, vídeos, podcasts, apresentações em slide, infográficos, estudos de caso  e outros formatos interessantes.

Esses formatos de conteúdo podem ajudar uma empresa de locação multifuncional a atingir um público bem maior e consequentemente fechar mais negócios.

Identifique o tipo de conteúdo e a mensagem a enviar aos seus clientes potenciais de acordo com a fase do processo de compra em que se encontram. Existem três fases diferentes no processo de compra: a fase de conscientização, consideração e decisão.

3. Crie conteúdo atrativo e com constância

Para atrair visitantes, é importante criar conteúdo atraente. Para isso, seu conteúdo deve fornecer uma solução para as dúvidas de seus possíveis clientes.

Uma sessão de brainstorming será suficiente para criar tópicos de conteúdo envolventes que chamem a atenção de interessados em etiqueta adesiva brilhante. Descubra também qual conteúdo já existe na web fazendo uma pesquisa preliminar.

Em seguida, use ferramentas como Google Ads, Google Alerts ou Buzzsumo para direcionar seu conteúdo para maximizar as pesquisas. 

Não se esqueça de otimizar o conteúdo para SEO e torná-lo visualmente atraente adicionando imagens e cores.

Para garantir constância nas publicações, configure um cronograma de postagem. A frequência de publicação é vital em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Tente publicar pelo menos um ou dois posts por semana, variando os temas e formatos do seu conteúdo.

Esse cronograma de publicação permitirá que você publique regularmente e consistentemente o conteúdo necessário para sua estratégia de marketing de conteúdo.

4. Curadoria de conteúdo em marketing de conteúdo

A curadoria de conteúdo é uma prática que consiste em monitorar um determinado tema, e em seguida, selecionar o melhor conteúdo para oferecê-lo a um público-alvo.

Pode ser comparada à agregação de conteúdo, mas aprimorando o conteúdo existente sobre qualquer assunto, seja tecnologia ou projeto climatização sala de aula, esses conteúdos existentes são usados de base para criar novas e melhores informações.

A curadoria de conteúdo pode ser interessante para o leitor quando o curador seleciona conteúdo de qualidade e o agrega com comentários ou observações.

Para o profissional de marketing, a curadoria de conteúdo evita a etapa de criação de conteúdo que pode demorar, mas é muito importante ficar atento a conteúdo duplicado que pode ser prejudicial ao SEO de um site.

Como medir o resultado do marketing de conteúdo?

Para analisar o retorno do investimento de seus esforços de marketing de conteúdo, você precisa definir indicadores de desempenho (ou KPI) para o seu negócio.

O número de visitas, as origens do seu tráfego, o comprometimento em suas redes sociais ou a classificação de um palavra-chave específica nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa são todos relevantes para medir o sucesso dessa estratégia.

Isso quer dizer que se uma pessoa estiver procurando algo relacionado a espaço para formatura irá encontrar conteúdo de uma empresa que está investindo nessa estratégia de marketing e poderá entrar em contato para fechar negócio.

Analisar as origens do tráfego também é essencial, pois ajuda a identificar de onde os visitantes estão vindo. Existem muitas fontes e você precisa saber quais geram mais tráfego para suas páginas da web.

Eles podem, de fato, ter procurado o nome da empresa ou um produto em um mecanismo de busca, ter encontrado a empresa por meio de uma rede social ou até mesmo ter clicado em outro site no qual a empresa é referenciada.

Assim, a empresa que trabalha com máquina de snacks e refrigerante pode ver qual é sua principal fonte de tráfego e quais outras fontes precisam ser aprimoradas para poderem alavancar seus resultados.

Considerações finais

Os efeitos do marketing de conteúdo são mensuráveis ​​a longo prazo. Ao contrário da publicidade tradicional, seus efeitos não desaparecem com o investimento, pois ele continuará a ranquear e gerar tráfego.

O marketing de conteúdo pode, portanto, ter um enorme impacto na estratégia de SEO de empresas de qualquer nicho.

Além disso, uma estratégia de marketing de conteúdo também pode ajudar a economizar parte do orçamento de publicidade por meio da produção e distribuição de conteúdo de qualidade.

Ao combinar seu conteúdo com técnicas de inbound marketing, permite que você acompanhe a evolução de seus prospects através de seu funil de vendas.

Assim, poderá gerar leads e engajá-los por e-mail graças à automação de marketing para direcioná-los para baixo no funil de vendas para fechar mais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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